
Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, quatro pilotos do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) participaram, na Helibras, em Itajubá (MG), da fase teórica de qualificação, o Ground School, para a aeronave H125 Esquilo, denominada IH-18 na Marinha do Brasil (MB).
Essa é a segunda de três turmas que o Esquadrão enviará para essa etapa do treinamento, dentro do escopo do Projeto TH-X. Após a qualificação teórica, os pilotos seguirão para a fase prática na aeronave IH-18. Durante a semana de estudos, os militares aprofundaram seus conhecimentos sobre a aeronave por meio do manual de voo, abordando procedimentos normais, limitações e emergências.
O H125 é uma versão de alta performance da família monomotor “Esquilo”, com capacidade para operar em condições VFR (Visual Flight Rules) diurnas e noturnas. As aeronaves destinadas à MB serão equipadas com flutuadores, guincho, gancho e maca para missões embarcadas, e oito delas contarão com adaptações para uso de óculos de visão noturna (OVN), piloto automático e rádio altímetro.
Com essa nova turma, o EsqdHI-1 já qualificou oito pilotos no Ground School do IH-18, consolidando os preparativos para a incorporação do novo modelo de helicóptero, prevista para o primeiro semestre de 2025.
Leia mais: