window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Foi reforçado o combate à Covid-19 no Aeroporto de Fortaleza

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforçará ações para controle e enfrentamento da Covid-19 nas fronteiras do Estado, começando com o projeto-piloto no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins.

Aeroporto Internacional de Fortaleza – Imagem: Portal da Copa, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

A partir desta segunda-feira, dia 12 de julho, além da aferição de temperatura corporal e triagem de sintomas realizadas pelas barreiras sanitárias, os viajantes de voos nacionais poderão ser submetidos à testagem por amostragem.

Cada voo terá 5% de seus ageiros escolhidos aleatoriamente para realização do teste rápido de antígeno. Os ageiros que apresentarem sintomas para síndrome gripal também poderão ser submetidos à testagem.

Aqueles que tiverem resultado positivo farão imediatamente a coleta do exame RT-PCR no Centro de Testagem para Viajantes, temporariamente instalado nas vans de testagem móvel do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Estamos observando números da Covid-19 em queda no Ceará, tanto de casos, como de internações e óbitos. Este é o momento em que devemos tomar cuidado para não ampliar pequenos surtos da doença. Com a colaboração da população, orientamos usar máscara, evitar grandes aglomerações e testar muito. A Sesa, em decisão conjunta com o Ministério Público e com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), abre esse Centro de Testagem no Aeroporto para reforçar essa quantidade de testes e deixar a barreira sanitária mais eficiente”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“Essa avaliação dos ageiros é muito importante, considerando que, desta forma, estamos fazendo uma busca ativa de pessoas com suspeita, sejam assintomáticas ou não. Podemos, assim, identificar e barrar a circulação do vírus no Ceará”, explica Liana Perdigão Mello, diretora-geral do Laboratório. Além do Lacen, participam do projeto a Anvisa e a Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide (Fraport Brasil).

A Sesa orienta ainda que qualquer pessoa oriunda de uma região com crescimento de casos, com até 14 dias da chegada ao Ceará, apresente-se espontaneamente às autoridades sanitárias competentes para fornecer algumas informações. A negação em preencher o formulário, o ree de informações falsas ou a recusa na realização do teste serão considerados infração de natureza sanitária, sujeitando a pessoa às penalidades cabíveis nos termos da Lei federal 6.437, Artigo 19.

Critérios

A população alvo do projeto será constituída por meio de amostragem aleatória de 5% do número previsto de ageiros/tripulantes oriundos de voos nacionais. Serão considerados casos suspeitos aqueles que forem identificados ou que mencionarem ter apresentado sintomas de síndrome gripal, tais como: febre acima de 37,8°, dor de garganta, tosse, diarreia, entre outros. Ou ainda pessoas que afirmarem ter tido contato com algum caso suspeito de Covid-19 no prazo de 14 dias.VOLTAR AO TOPO

Com informações do Governo do Ceará

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias