
Um consórcio formado por três empresas vai lançar um novo sistema que permite que usuários de cadeiras de rodas viajem em seus próprios equipamentos a bordo de aeronaves comerciais, sem reduzir o número de assentos para as companhias aéreas. O primeiro protótipo do sistema Air 4 All é esperado para dezembro de 2021 e funciona de maneira semelhante a sistemas aplicados a automóveis de ageiros.
No projeto, o assento do avião permite que as cadeiras de rodas sejam instaladas com segurança e travadas. O sistema foi projetado de forma que diferentes tipos de cadeiras de rodas motorizadas possam ser certificados para voar e sejam capazes de interagir com uma ampla variedade de assentos de companhias aéreas.
O sistema, chamado de “Air 4 All”, foi projetado para converter os assentos da primeira fila para permitir a instalação de um sistema de orientação e travamento para cadeira de rodas, permitindo que até duas cadeiras viajem em um único voo.

Agora, o consórcio, formado pelas empresas PriestmanGoode, SWS Certification e Flying Disabled trabalhará junto com a Sunrise Medical nos testes, a fim de estabelecer quais cadeiras motorizadas seriam adequadas para voar, bem como para reformar e criar novos padrões para cadeiras de rodas motorizadas, permitindo assim que os ageiros com deficiências viajem com mais facilidade.
Chris Wood, fundador da Flying Disabled, disse: “A Air 4 All é o primeiro sistema desenvolvido em conjunto por uma agência de design, um organismo de certificação e com a contribuição da comunidade de deficientes. Além deles, contamos com um fabricante líder global de cadeiras de rodas, bem como a subsidiária de uma grande companhia aérea, para desenvolver o produto, é um projeto verdadeiramente colaborativo”.
Um breve vídeo do sistema Air 4 All está disponível abaixo:
Air 4 All from PriestmanGoode. on Vimeo.