Mais uma força aérea europeia, a segunda em um pequeno prazo, anunciou a compra do caça americano ‘invisível’ F-35 Lightning II.

A decisão alemã vem meses após a vizinha Suíça anunciar a compra dos caças F-35, fabricados pela americana Lockheed Martin, criadora da tecnologia Stealth, que é que torna o avião “invisível” aos radares.
Os materiais utilizados nas aeronaves stealths e seu design fazem com que a sua -radar seja baixíssima, sendo muito difícil detectar, mesmo pelos radares mais modernos.
Desta maneira o F-35 vai se tornando o substituto natural do F-16 como principal caça da OTAN e da Europa, sendo escolhido pelos EUA, Canadá, Bélgica, Holanda, Noruega, Itália, Suíça, Polônia, Finlândia e Reino Unido.
A decisão de hoje será ainda detalhada, mas deve incluir ao menos 35 caças do modelo convencional F-35A, que irão complementar a frota de caças multifunção Eurofighter (que receberão atualização para guerra eletrônica) e substituindo de vez o antigo Panavia Tornado.
…des Eurofighters für den elektronischen Kampf machen wir einen wichtigen Schritt, um die Luftwaffe für die Zukunft aufzustellen.”
— Team_Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) March 14, 2022