window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

De tanta dor que o comandante sentia no ombro, Airbus A320 foi desviado em emergência

Imagem apenas ilustrativa – Fonte: John Christian Fjellestad / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

De tanta dor que sentia, um comandante ficou incapacitado de executar suas funções a bordo, levando o voo a ser desviado em situação de emergência, há uma semana, no dia 10 de abril, em Portugal.

O voo com um Airbus A320neo da companhia easyJet era efetuado entre o aeroporto Luton, de Londres, e o de Agadir, no Marrocos, e voava a 37 mil pés (11,3 km) de altitude sobre Portugal quando foi requisitado pelos pilotos ao controle de tráfego aéreo o desvio emergencial para Faro, devido a um problema médico a bordo.

O momento do início de desvio para Faro – Imagem: RadarBox

É evidente que, na eventualidade de uma incapacitação do comandante, o co-piloto é planamente capaz de conduzir a aeronave até o pouso, como foi feito sem novas intercorrências, cerca de 18 minutos após o início da descida.

Porém, os protocolos de segurança da aviação definem que essa situação deve ser tratada como uma emergência, e assim foi feito pelos tripulantes (mais informações sobre como funciona a resposta da tripulação a bordo para uma incapacitação do comandante podem ser vistas neste link).

Conforme reporta o AirLive, a princípio um porta-voz da easyJet disse que a natureza do problema médico com o comandante não podia ser revelada devido à confidencialidade médica.

Em comunicado oficial, a companhia também apenas confirmou que “o voo EZY2213 de Luton para Agadir no dia 10 de abril foi desviado para Faro devido à necessidade de assistência médica do Comandante. O Primeiro Oficial pousou a aeronave de acordo com os procedimentos operacionais padrão e o Comandante foi recebido por paramédicos na chegada”.

Porém, uma fonte no aeroporto de Faro revelou que o piloto da easyJet sofreu um deslocamento de seu ombro. Até a publicação desta matéria, não havia mais detalhes sobre de que maneira ocorreu a lesão.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião 737 MAX na linha de produção da Boeing

Boeing aumenta produção do 737 MAX para quase 40 aviões por...

0
Produção do Boeing 737 MAX atinge limite mensal imposto pela FAA. Empresa planeja ampliar ritmo após nova inspeção na fábrica de Renton.