Um problema técnico afetou um caça de ataque Sukhoi Su-25 na costa da Rússia e a aeronave caiu próximo da praia.

O avião militar de ataque ao solo Sukhoi Su-25 Frogfoot havia acabado de decolar da Base Aérea de Yeysk, em Krasnodar, mas ou por problemas técnicos quando já sobrevoava o Mar de Azov, que é uma região em conflito na fronteira com a Ucrânia.
Banhistas que estavam na cidade gravaram o momento em que o jato começou a cair e o piloto ejetou, logo antes da aeronave colidir com a água, como mostram as imagens abaixo (esperar pelo carregamento).
Apesar de ser uma área bem próxima de Mariupol, que foi uma das batalhas mais sangrentas da invasão da Rússia na Ucrânia, o jato não foi abatido por bateria antiaérea ou por outro avião. Um helicóptero Mi-17 foi enviado para resgatar o piloto.
O exato momento em que um caça russo Su-25 de ataque ao solo caiu no Mar de Azov hoje de manhã. No vídeo podemos ver o piloto se ejetando antes da aeronave impactar no mar. Pela forma como o caça cai, dá a entender que se tratou de alguma falha mecânica e não avaria em combate. pic.twitter.com/1iW9iWKrAF
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 17, 2023
Um caça russo Su-25 de ataque ao solo caiu hoje de manhã no Mar de Azov, mesmo em frente à cidade ocupada de Mariupol. No vídeo podemos ver o piloto de paraquedas caindo no mar. Como é uma área distante da frente de combate, a causa parece ter sido um acidente / falha mecânica. pic.twitter.com/zrXtaHF9Ku
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 17, 2023