window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Umuarama (PR) rompe com Infracea após supostas irregularidades no aeroporto regional

Aeroporto de Umuarama – Imagem: Prefeitura de Umuarama

Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Umuarama, município paranaense, informou que iniciou um processo istrativo visando a rescindir o contrato estabelecido entre o município e a empresa Infracea, encarregada da istração do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho.

De acordo com o serviço de imprensa da Prefeitura de Umuarama, além do ônus considerável para os recursos públicos, aproximadamente R$ 130 mil mensais, inspeções conduzidas pela istração municipal têm identificado uma série de questões que caracterizam a violação das cláusulas contratuais.

É evidente o estado de abandono em que o aeroporto se encontra“, ressaltou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto. Ele ainda informou que a empresa reduziu o seu quadro de funcionários e tem enfrentado denúncias de atrasos nos pagamentos dos salários aos trabalhadores.

Conforme o secretário, a moderna estação meteorológica do aeroporto chegou a ser desativada por falta de manutenção e veículos da empresa estariam parados por falta de combustível. “Nos últimos 15 dias a prefeitura foi obrigada a contratar servidores para as funções de funcionários da empresa que foram desligados. Se o prefeito Celso Pozzobom não determinasse essas providências, o aeroporto hoje estaria fechado, apesar do alto custo mensal pago à empresa”, completou.

Com o fim do contrato, a gestão do aeroporto volta ao comando do município. O diretor aeroportuário Geraldo de Assis Portela Júnior acrescentou que o voo desta sexta-feira, 6, de Umuarama para Curitiba, foi suspenso por falta de funcionários de apoio para o embarque de ageiros.

Estamos em conversações com a Azul Conecta, responsável pela linha aérea, para que as operações sejam mantidas. Também estamos em contato direto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e vamos tomar todas as medidas para a continuidade dos voos regulares com destino à capital”, completou o secretário Junior Ceranto.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Avião 737 MAX na linha de produção da Boeing

Boeing aumenta produção do 737 MAX para quase 40 aviões por...

0
Produção do Boeing 737 MAX atinge limite mensal imposto pela FAA. Empresa planeja ampliar ritmo após nova inspeção na fábrica de Renton.