window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Estica e puxa: Chinesa COMAC reafirma a criação de duas variantes do C919

ou o título: COMAC desafia a concorrência com variantes do C919, posicionando-se contra o A321neo e o B737 Max 10

Avião COMAC C919
Comac C919 – Imagem: Ken Chen / CC BY-SA, via Creative

A fabricante chinesa de aeronaves, a Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC), reafirmou recentemente sua intenção de desenvolver duas novas variantes de sua aeronave de curto e médio alcance. Com mais de 1.000 pedidos, quase todos de empresas chinesas, e algumas unidades já entregues, a C919 está ganhando destaque.

O C919, que já foi entregue em três unidades, tem 39 metros de comprimento e uma envergadura de 35,8 metros. Equipado com dois motores Leap-1C do fabricante franco-americano CFM, possui a capacidade de voar até 4.075 quilômetros. Com um preço oficial de 99 milhões de dólares, o C919 se posiciona como uma concorrente para os modelos Airbus A320neo e Boeing 737 MAX, oferecendo uma vantagem de cerca de 20% no preço.

Apesar dos números de entrega relativamente baixos até agora, a COMAC planeja aumentar a produção da C919 e anunciou em setembro o lançamento de duas novas variantes, conforme noticiou o AEROIN na época.

Segundo o aeroTELEGRAPH, essa revelação foi oficialmente confirmada na Shanghai Airshow, na semana ada. A expansão da família C919 visa atender ao mercado de aviação com modelos diversos, capazes de atender às demandas de diferentes companhias aéreas.

Embora os detalhes das novas variantes ainda não tenham sido completamente divulgados, a Comac compartilhou algumas informações básicas. A variante maior é projetada para acomodar de 210 a 240 ageiros e pode oferecer configuração de duas classes. Isso a posiciona como concorrente de modelos como o Boeing 737 MAX 10 e o Airbus A321neo.

A variante menor do C919 será projetada para cerca de 140 ageiros e deve ser otimizado para operações em regiões quentes e altitudes elevadas. Isso a coloca como concorrente direta do Airbus A319neo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias