Um avião turboélice da FedEx acabou tendo que declarar emergência ao pousar em Fortaleza nesta tarde com o vidro trincado. 295c2d

A aeronave envolvida no incidente é um novo ATR 72-600F da maior companhia aérea cargueira do mundo, a FedEx Express. Operado pela sua subsidiária FedEx Feeder, a aeronave foi fabricada em Toulouse e ficou pronta no final deste mês, vindo ao Brasil durante sua rota de entrega.
O avião de futura matrícula N712FE saiu do sul da França e voou direto até as Ilhas Canárias, onde fez uma parada de abastecimento, que se repetiu na Ilha do Sal, em Cabo Verde.
Durante o trajeto do país africano para o Brasil, o para-brisa do lado do comandante (esquerdo) acabou trincando e o avião precisou declarar emergência acionando o código “7700” no transponder, como mostram os dados da plataforma RadarBox.
Com o risco de despressurização pela trinca, os pilotos precisaram descer o avião de 24 mil pés (7.300m) de altitude para 10 mil pés (3.000m), onde é possível voar despressurizado.

Por causa do acionamento do código “7700”, o avião chegou a ser o mais acompanhado nas plataformas FlightRadar24 e RadarBox na tarde desta quarta-feira, mas pousou em segurança em Fortaleza como previsto.

Embora a maior empresa aérea cargueira do mundo tenha operações regulares no Brasil, o ATR 72 não faz parte da malha no país, pois seus voos, realizados somente no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), são feitos com os jatos Boeing 767-300F.
Os bimotores turboélices ATR 72 são empregados em rotas regionais, um serviço aéreo que a FedEx não disponibiliza atualmente no Brasil. No ado, a empresa já baseou aviões turboélices Fokker 27 em Campinas, para voos regionais à Argentina via Porto Alegre, mas, já há muitos anos, optou por manter apenas a ligação aérea entre seu hub de Memphis, nos EUA, e o Aeroporto de Viracopos.
Assim sendo, a rara movimentação do ATR 72 dessa semana não é uma operação cargueira no país, e nem a retomada desse segmento de transporte aéreo no Brasil, mas apenas uma operação de translado, como já ocorreu antes de maneira semelhante.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.