
A FAP, a Força Aérea Portuguesa, recebeu hoje o primeiro de uma meia dúzia de aviões Lockheed P-3 Orion comprados da Marinha da Alemanha. A aeronave, que na Marineflieger tinha a matrícula 60✠08, terá o registro militar português 24817 como aponta o portal Scramble.
O P-3 Orion é a versão do quadrimotor turboélice Lockheed L-188 Electra, conhecido no Brasil por sua operação na Varig, modificada para caça submarina e patrulha marítima.
Segundo a FAP, “os seis aviões vão agora ser integrados na frota da Esquadra 601 – Lobos – que já opera a versão P-3C CUP+ Orion, responsável por assegurar a soberania e a vigilância do Espaço Estratégico de Interesse Nacional e a cobertura de toda a área das duas regiões de informação de voo e de busca e salvamento sob jurisdição do Estado Português – uma das maiores do mundo –, contribuindo decisivamente para as missões de busca e salvamento de muito longo alcance, o que garantem a salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos no mar.”
Novidades a chegar…
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) February 9, 2024
Curiosos para o que aí vem?
Deixem os vossos palpites nos comentários!#ForçaAérea #AviacaoMilitar #Militar pic.twitter.com/8ghVM8k8B6