
A Air Botswana está programada para receber seu primeiro avião Embraer E175 em agosto de 2024, adquirido do portfólio do locador americano Regional One, conforme informações obtidas pelo Newsaero. O modelo de 88 assentos, identificado como 2-RLBV (msn 17000327), está atualmente armazenado em Maastricht e tem 13 anos de idade, tendo sido anteriormente operado pela extinta companhia britânica FlyBe.
A companhia aérea planeja utilizar o E175 para o início de novas rotas, incluindo ligações com Maputo, em Moçambique, e Windhoek, na Namíbia. No momento, a Air Botswana opera com duas aeronaves ATR 72 e um Embraer E170.
A estratégia de crescimento da companhia inclui a aquisição de mais aviões do fabricante brasileiro Embraer, com um plano potencial em consideração para a aquisição de dois jatos ERJ-145.
Essa expansão da frota é grandemente apoiada por financiamento público. A proposta do orçamento para 2024/2025, apresentada à Assembleia Nacional em 5 de fevereiro pela Ministra das Finanças Peggy Serame, incluiu uma alocação de 121 milhões de pula (cerca de US$ 8,76 milhões) para a companhia aérea nacional, com o objetivo de apoiar seu plano de recuperação.
Esse valor será adicionado a uma alocação de 166 milhões de pula (aproximadamente US$ 12,02 milhões) que a empresa recebeu durante o ano fiscal atual, também voltada para a recuperação da companhia.