
O último domingo, 18 de agosto, foi de movimentação extra no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger, em Mato Grosso, nos preparativos finais para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2024.
Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o dia teve também chegada das duas primeiras aeronaves da exposição e demonstrações aéreas do evento. Foram elas um Embraer EMB-203 Ipanema, movido a etanol, e um Air Tractor AT-602 turboélice, de fabricação norte-americana.


O Congresso, que será realizado entre esta terça-feira, 20 de agosto, até quinta-feira, 22, estava também nos ajustes finais nos estandes das mais de 200 marcas presentes na mostra de tecnologias, equipamentos e serviços do evento.
Nos três dias, a programação principal será sempre das 14 às 21 horas, pelo fuso local (-1 hora em relação a Brasília), para a mostra de tecnologias e equipamentos, além das demonstrações aéreas, palestras, debates. Porém, já há movimentação no aeroporto de Leverger desde a segunda-feira, 19, além das manhãs dos demais dias.
A agenda completa do evento pode ser consultada clicando aqui.
CURSOS
Na segunda, a agenda teve os cursos de Atualização de Pilotos Agrícolas e de Manutenção de Drones, o encontro do Fundo de Defesa do setor e a reunião de operadores comemorando os 77 anos da Aviação Agrícola Brasileira.
Os cursos para pilotos e sobre drones seguem nesta manhã de terça, quando ocorre também encontro de estudantes de cursos de Agronomia e de Técnico Agrícola, com a palestra Conhecendo a Aviação Agrícola, seguindo com uma Clínica de Aeronaves e avaliação de faixa de aplicação e uma Coletiva de Imprensa apresentando o evento e o setor aeroagrícola aos jornalistas.
Já na quarta (21), a movimentação pré-evento no espaço das mostras e debates terá, às 10 horas, o minicurso Boas práticas de mistura de agrotóxicos, a Roda de Conversa Asas da Esperança e CSA e, às 11 horas, o Combate a Incêndios.
A manhã de quinta (22) terá o minicurso Questões de regulamentação da atividade.
Infraestrutura
Segundo o diretor do Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger, Nathan Souza, um evento desse porte e inédito no Estado trará benefícios para a aviação agrícola – diante dos temas que serão debatidos – e a outros setores como comércio e turismo.
Ele explica que o aeroporto conta com uma pista de 1.800 metros, 11 hangares, oficina de aeronaves a pistão, oficina de helicóptero, táxi aéreo, corpo de bombeiros, abastecimento e balizamento noturno, além de poder operar 24 horas e com capacidade de atender aeronaves executivas de pequeno, médio e grande porte.
Além da operação aeroportuária, está sendo desenvolvido um complexo para atender outros setores. Entre eles, o Aeronáutico. Está em construção um restaurante e um bar dentro de um Boeing. A ideia é também criar algumas galerias para lojas, bares e um hotel.
O aeroporto conta com uma sala VIP moderna, com suítes, sala de descanso para comandantes, sala de plano de voo e sala de reunião.
Informações do Sindag e do Aeroporto Executivo