
A Base Aérea de Canoas encerrou hoje as operações de aviões civis transportando ageiros, que começaram após as enchentes.
Na cidade vizinha a Porto Alegre, a base que sedia o Esquadrão Pampa, que voa caças F-5E Tiger II, se tornou o principal aeroporto do Rio Grande do Sul quando o Aeroporto Internacional Salgado Filho foi acometido pelas enchentes que devastaram o povo gaúcho.
Desde o dia 27 de maio, Canoas serviu como o aeroporto comercial de Porto Alegre, com embarques inicialmente sendo feitos num shopping próximo e translado de ônibus até as aeronaves, e depois com o Salgado Filho já sendo reparado, com o processo de check-in já sendo feito no aeroporto internacional.
E na manhã de hoje, dia 21 de outubro, após 6 meses de fechamento, o Salgado Filho foi reaberto comercialmente, com um voo da Azul reinagurando as operações. E no outro lado da grande Porto Alegre, a LATAM fazia o último voo comercial em Canoas, voando com um Airbus A320 para Guarulhos, marcando a troca definitiva de aeroportos da capital gaúcha.
E o último voo decolou 15 minutos adiantado.
— Eric Breno ✈️🇧🇷 (@EBaviation) October 21, 2024
Dessa forma, operações comerciais na Base Aérea de Canoas ENCERRADAS.
As 8h10, o Salgado Filho volta a atender a Porto Alegre. https://t.co/vvROSGZznE pic.twitter.com/our9KW51CA
As operações no Salgado Filho ainda serão limitadas, já que apenas 1.800 metros dos 3.200m da pista foram liberados, já que a outra parte ainda necessita de reparos mais profundos, que serão concluídos em dezembro.
Até lá voos internacionais não serão feitos no aeroporto, e a TAP Air Portugal deverá manter os voos para Florianópolis, como uma alternativa para os ageiros que desejem voar até Lisboa.