
A United Aircraft (UAC) da Rússia planeja utilizar um recém-restaurado Tupolev Tu-214 para avançar em seus esforços de desenvolvimento de um cockpit com dois pilotos para esse modelo. Hoje o avião requer três pessoas na cabine. 1i6j17
A empresa do setor aeroespacial divulgou a iniciativa à medida que a aeronave iniciou um programa de voos para testar componentes desenvolvidos localmente e que visam à modernização do avião bimotor.
A United Aircraft informou que o Tu-214, com registro 64509, realizou um voo de 1 hora e 10 minutos a partir da planta de aviação de Kazan, pilotado por uma equipe da Tupolev. O voo incluiu a avaliação de vários componentes de substituição nacional.
Being published in the Russian media, the Tu-214 aircraft, which is entirely made of Russian produced parts (import-substituted), took to the air for the first time as part of a flight test program.
— FL360aero (@fl360aero) November 20, 2024
The flight took place at the airfield of the Kazan Gorbunov Aviation Plant and… pic.twitter.com/mT33loQeo5
“Continuaremos com os testes de voo, a modernização e o desenvolvimento da plataforma Tu-214 – incluindo a criação de um cockpit de dois membros“, afirmou o diretor-geral da Tupolev, Konstantin Timofeev. Normalmente, três membros da tripulação são necessários para operar a aeronave.
Equipado com motores Aviadvigatel PS-90A, o Tu-214 era anteriormente operado pela Transaero antes de ser estacionado e guardado em 2015. A United Aircraft restaurou o jato para condições de voo, transformando-o em um “laboratório voador”, e ele ou por uma pintura em Minsk em julho antes de retornar a Kazan para a instalação de equipamentos.
A recuperação da produção de Tu-214 para o setor aéreo faz parte de uma estratégia para oferecer capacidade de jato suficiente para as transportadoras russas, complementando novos programas, como o Yakovlev MC-21 e o SJ-100, enquanto o países segue sancionado por conta da invasão da Ucrânia em 2022.