Um acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-UNO, modelo EMB-202 Ipanema, fabricada pela Neiva Indústria Aeronáutica, subsidiária da Embraer, foi registrado neste começo de ano no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
O ocorrido, classificado como um Acidente, aconteceu no dia 4 de janeiro de 2025, por volta das 09h20 do horário local (12h20 UTC), na cidade de Teodoro Sampaio, interior de São Paulo.
O piloto, único tripulante a bordo, saiu ileso do acidente, apesar dos danos substanciais sofridos pela aeronave. Ele procurou atendimento médico no Hospital Regional de Teodoro Sampaio por precaução, mas não apresentava ferimentos, segundo divulgado pelo Pontal News.

O acidente ocorreu durante uma operação de voo destinada à aplicação de adubo líquido na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada em Teodoro Sampaio. Enquanto realizava a missão aeroagrícola, a aeronave colidiu com a rede de transmissão de energia elétrica e, consequentemente, chocou-se contra o solo.
De acordo com informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave tem como operador a Terceiro Milênio Aviação Agrícola. O PT-UNO estava com sua aeronavegabilidade (aprovação documental e de manutenção) válida até agosto de 2025. Agora, seu Certificado de Aeronavegabilidade está suspenso, tendo como motivo “Aeronave avariada por acidente ou incidente”.
O CENIPA ressalta que o reporte preliminar tem como objetivo apresentar o status atual do tratamento da notificação. Seu teor ainda pode ser alterado e não vincula obrigatoriamente as conclusões que serão publicadas no Relatório Final de investigação.