window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Caça Flanker da Ucrânia aparece com nova pintura mais discreta e “ocidentalizada”

Pintura utilizada de 2022 até 2024 | Foto – MOD Ukraine

A Ucrânia continua a se adaptar durante a guerra de invasão feita pelo país vizinho, a Rússia, e agora trocou novamente a camuflagem dos seus caças Flanker.

O principal avião de caça do país, o Sukhoi Su-27, inicialmente possuía uma pintura distinta, utilizando uma camuflagem digital em vários tons de azul, com o nariz num tom separado da mesma cor.

Logo após o início da guerra, esta pintura foi trocada por uma ao estilo “tubarão”, com dois tons de cinza, com o nariz num tom mais escuro e o leme direcional pintado nas cores do país: azul-escuro e amarelo.

Padrão original | Foto: DepositPhotos

Agora, novamente, a Força Aérea da Ucrânia atualizou a pintura do Flanker, para uma bem mais simplória, com apenas um tom de cinza e com o nariz da aeronave seguindo o padrão da fuselagem.

Esta mudança se dá ao fato da chegada do Lockheed Martin F-16 Falcon, que na maioria dos seus operadores, incluindo a Dinamarca e Países Baixos, que doaram o caça para Kyiv, se utiliza uma pintura de cor cinza-claro, com a intenção de dificultar a observação do caça no céu, seja por inimigos em solo ou no ar.

O padrão chamado de “cinza de baixa visibilidade” é praticamente unânime na OTAN, em contraste com a Rússia, que desde a era soviética adota padrões de cores mais escuras, desde um preto completo até um cinza-escuro, contrastando com um tom mais claro da mesma cor.

Os russos optam por esta escolha de cor visando ter uma aderência de camuflagem maior ao terreno em que o caça opera, de maneira similar à Força Aérea Brasileira, que opta por tons verdes nas camuflagens da maioria de suas aeronaves.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias