
A Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que realizou a Operação intitulada Kabsulat, na manhã da terça-feira, 4 de fevereiro, em duas cidades da Grande São Paulo, com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado em aliciar pessoas (“mulas”) para o tráfico de drogas.
Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Itapevi e Cotia, com vistas a arrecadar dados e documentos que evidenciem a participação de pessoas, suspeitas de integrarem grupo criminoso, envolvidas no tráfico internacional de drogas por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
As investigações relacionadas a esta ação tiveram início no mês de janeiro de 2025, a partir de um ageiro que pretendia embarcar em voo para a França, mas fora preso pelos policiais federais. O suspeito levava consigo mais de 1 kg de cocaína na forma de cápsulas.
A partir de sua prisão foi possível levantar indícios da participação de outras pessoas do grupo criminoso, que estariam usando uma residência e um comércio, nas cidades que são alvo das buscas, para a operacionalização do tráfico.
Informações da Polícia Federal