
A Eletronuclear recebeu, no último dia 27 de fevereiro, no Aeroporto Internacional de Cabo Frio (RJ), dois voos fretados com peças e equipamentos que serão usados na próxima parada de manutenção da usina Angra 1.
No total, como reportado pelo AEROIN, três aviões Boeing 747-400F da empresa aérea norte-americana National Airlines saíram de Miami, nos Estados Unidos, e movimentaram um carregamento de aproximadamente 90 toneladas. O primeiro voo pousou no último dia 24 de fevereiro.
Segundo a Eletronuclear, essa foi uma operação inédita realizada pela companhia, que teve como destino o município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Após a chegada em Cabo Frio, o trajeto entre a Região dos Lagos e a Costa Verde Fluminense foi realizado por caminhões. O transporte dos equipamentos teve um custo de R$ 8 milhões.
A carga foi movimentada em jatos fretados devido às dimensões dos volumes e ao tempo hábil para utilização na parada de Angra 1, prevista para abril. Como a Westinghouse disponibilizou os equipamentos na segunda semana de fevereiro, seria inviável realizar o trajeto por transporte marítimo. Foram transportados 3.900 itens, distribuídos em 34 volumes, incluindo dez contêineres de 20 pés.
“A parada de manutenção de Angra 1 será utilizada para cumprir algumas das condicionantes estabelecidas na renovação da licença por mais 20 anos, por isso necessitamos de uma operação maior e inédita. Foram envolvidos funcionários da área técnica e da equipe de Logística Internacional e Comércio Exterior. Além disso, mostra a grandiosidade e importância do setor nuclear, que movimenta uma cadeia de prestadores de serviço muito grande”, avaliou o presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo.
Essa foi a primeira vez que o Aeroporto de Cabo Frio recebeu dois aviões de grande porte no mesmo dia. O presidente do Conselho de istração da Aeropart SA, que istra o empreendimento, Eduardo Valle, valorizou a oportunidade de participar da operação.
“A escolha do Cabo Frio Airport, após um rigoroso processo de seleção, é motivo de grande orgulho para toda a nossa equipe. Esperamos contribuir para o sucesso deste projeto crucial para o setor energético do Brasil”, declarou.
Saiba mais
Em novembro do ano ado, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) autorizou a renovação da licença de operação de Angra 1 por mais 20 anos, até dezembro de 2044. As próximas paradas programadas serão utilizadas para cumprir, em etapas, algumas das condicionantes estabelecidas pela Cnen. Dessa forma, a usina ará por uma atualização em diversos aspectos estruturais, como a modernização de sistemas de instrumentação e controle, a troca de equipamentos e melhorias em protocolos de segurança.
A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985, com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, o empreendimento entrega energia suficiente para suprir uma cidade de dois milhões de habitantes e abastece o sistema elétrico nacional 24 horas por dia, todos os dias.
Informações da Eletronuclear
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.
Leia mais: