window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Avião regional SJ-100 receberá componentes russos em contrato de bilhões de rublos

Imagem: UAC

O jato russo Superjet SJ-100 ará por uma modificação significativa, com o desenvolvimento de componentes nacionais locais até o final de 2027, conforme noticiado pela publicação Vesti Podmoskovya. O objetivo é equipar a aeronave com o maior número possível de peças e sistemas fabricados na Rússia.

De acordo com a mídia russa, o contrato inicial, que totaliza 27 bilhões e quase 615 milhões de rubros proveniente do orçamento federal, será adjudicado a um contratante a ser definido após 13 de março.

Desde a sua concepção em 2000, o Superjet teve seus voos de teste realizados em 2008, e em 2011, a primeira aeronave foi entregue à companhia aérea armênia Armavia. Até o momento, mais de 230 unidades foram produzidas.

A necessidade de substituir partes importadas por componentes locais surgiu em resposta às sanções que afetaram a produção da aeronave.

A maior parte dos componentes do Superjet era fabricada no exterior, mas em 2019, especialistas russos iniciaram um processo gradual de substituição das peças estrangeiras por opções nacionais, buscando fortalecer a autonomia na produção aeronáutica.

O processo foi intensificado em 2022, após a invasão da Ucrânia e as sanções ocidentais relacionadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias