
A explosão da maior nave espacial não tripulada do mundo, a Starship, causou um show luminoso nos céus do Caribe e transtornos para a aviação civil.
A nave da SpaceX, de Elon Musk, realizava seu 8º voo quando perdeu o controle e explodiu 10 minutos após ser lançada de Boca Chica, no Texas. Destroços caíram em uma vasta área do Caribe, que vai da República Dominicana e Porto Rico até as Bahamas e o sul da Flórida.
No momento da queda, vários voos noturnos tinham acabado de decolar de dezenas de destinos caribenhos e precisaram fazer desvios em voo, dar voltas (órbitas), voltar para o aeroporto de origem ou serem enviados para outros aeroportos para pouso.
#SpaceX #Starship major explosion here in the Ragged Islands Bahamas. Taking cover. pic.twitter.com/O9Aj3grnZR
— GeneDoctor (@GeneDoctorB) March 6, 2025
What in the world? In the Bahamas and saw light above me… then this! Anyone know what this is? Lights in the sky. Shooting stars? Asteroids? Rocket explosion? Satellite reentering orbit? Any ideas!? Someone reply pic.twitter.com/BuUs7SkK6r
— Vic (@VictorOnX) March 6, 2025
O número exato de voos desviados ainda não foi divulgado, mas a de algumas dezenas, já que a istração Federal de Aviação dos EUA (FAA) restringiu a chegada de voos nos aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Palm Beach e Orlando até as 22h00 no horário de Brasília (21h00 no horário local).
Os voos com destino ao Brasil foram levemente afetados, com o voo Azul de número AD8705, de Fort Lauderdale para Campinas, sofrendo um atraso de uma hora na partida. Já o voo AD8708, também da Azul, precisou fazer um desvio e uma órbita enquanto sobrevoava Cuba, postergando seu pouso em Orlando em 20 minutos.
Diversions aplenty across the Caribbean following the loss of another Starship. pic.twitter.com/4iR92MwxjN
— Flightradar24 (@flightradar24) March 7, 2025