
Uma discussão em Nova York entre um controlador de tráfego aéreo e um piloto da JetBlue deixou os ânimos exaltados no maior aeroporto da cidade. 6z4z3a
Em mais um dia de congestionamento no principal terminal aéreo de Nova York, o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), um verdadeiro funil se formou para decolagem na pista 31 esquerda, com aeronaves vindo de uma pista de táxi e de uma pista de decolagem, para decolar na mesma pista.
Um Boeing 787-8 da Ethiopian Airlines, que vinha da pista de decolagem não ativa, foi instruído a esperar próximo à cabeceira enquanto um 747 da Cargolux decolava.
Porém, esse deslocamento do avião da Ethiopian foi considerado lento por um piloto da JetBlue, que estava no cockpit de um Airbus A321 aguardando sua vez na pista de táxi, para decolar para São Francisco no voo 815, sendo o segundo nesta fila atrás de outro A320 da mesma companhia.
O piloto do A321 comunicou à torre que “eles (Ethiopian) não estão avançando porque não conhecem sua sequência, estão com medo de entrar na frente de alguém“.
A torre estranhou o questionamento, perguntando quem havia falado, e o piloto da JetBlue respondeu novamente: “Há uma junção aqui entre uma pista de táxi e uma pista de decolagem. Eles não têm certeza, então estão aguardando“.
Ciente da situação, o controlador respondeu esclarecendo o assunto: “Ok, JetBlue 815, agradeço sua observação, mas eles receberam instruções para seguir a aeronave à frente. Eles sabem qual é a sequência“.
Porém, ainda insatisfeito com as aeronaves na pista indo para decolagem antes dos aviões que estavam na taxiway, o piloto do voo 815 questionou novamente e disse: “Eles não fazem ideia se a sequência deles é atrás ou à frente do avião à direita“.
Neste momento, a situação ficou um pouco mais tensa, e o controlador questionou: “Você quer vir fazer o meu trabalho?“. O piloto prontamente respondeu: “Eu só gostaria que você fizesse melhor“. Em seguida, o controlador rebateu, ando um número para que o piloto ligasse e desse explicações pelos questionamentos.
Logo depois, o controlador continuou a direcionar o fluxo de tráfego para decolagem e perguntou a um piloto de um Boeing 747 da Kalitta se ele estava ciente de sua posição na sequência de decolagem. O piloto respondeu afirmativamente, e o controlador aproveitou para mandar uma indireta ao avião da JetBlue.
A conversa terminou com o controlador questionando o motivo pelo qual o piloto da JetBlue ainda não havia ligado. O piloto respondeu que faria isso apenas após o pouso e não durante o táxi. A discussão foi captada e ilustrada pelo canal You Can See ATC, no vídeo que você vê a seguir:
O Aeroporto JFK é constantemente palco de discussões entre controladores e pilotos, sendo um dos principais motivos a falta de estrutura do local para o tráfego existente há algumas décadas.
Enquanto, por um lado, pilotos (e também ageiros) ficam irritados com os congestionamentos e longos tempos de táxi, por outro, os controladores não costumam ser muito solícitos, especialmente com aviões estrangeiros e pilotos que não operam regularmente no aeroporto, e são conhecidos por sua rispidez.