
A proteção da fauna silvestre brasileira exige esforço conjunto e soluções logísticas eficientes, especialmente quando se trata de espécies ameaçadas de extinção.
Por isso, o programa Avião Solidário da LATAM realizou na última semana em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o transporte gratuito de um tucano-de-peito-branco (Ramphastos tucanus). A ave foi transferida do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama de Manaus (AM) para o Mantenedor de Fauna Silvestre Gatti, localizado em Ribeirão Pires (SP).
De acordo com o Ibama, a ave foi encontrada ferida, caída na beira da Avenida Timbiras, em Manaus. Foi recolhida por um morador local e mantida temporariamente em uma residência no bairro Parque das Laranjeiras. O resgate foi acionado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e, desde então, o animal ficou sob responsabilidade do Ibama. Sem condições de retorno à natureza, o tucano receberá agora cuidados permanentes em um ambiente adequado para a espécie, considerada ameaçada de extinção.
O transporte aéreo realizado pela LATAM Cargo foi fundamental para o bem-estar do animal, reduzindo para cerca de 5 horas um deslocamento que levaria mais de 40 horas por via terrestre na rota Manaus-São Paulo/Guarulhos.

Pela Assessoria de Imprensa da LATAM