window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Tripulantes do 3º ETA visitam CIMAER e aprofundam conhecimentos sobre meteorologia aeronáutica e espacial

Imagem: Divulgação DECEA

No último dia 28 de abril, o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) recebeu a visita de membros do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), com o intuito de fortalecer o conhecimento aeronáutico dos tripulantes e proporcionar uma imersão nas Organizações Militares responsáveis por tarefas essenciais à segurança dos voos no espaço aéreo.

A visita teve início no Salão Nobre do CIMAER. Em seguida, a comitiva foi conduzida para o auditório, onde receberam uma apresentação da história, missão e estrutura do Centro, destacando sua atuação como referência no Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão.

Durante a exposição, foram discutidos temas como a centralização dos serviços meteorológicos, a integração operacional entre os setores, os diversos produtos disponibilizados ao público e os avanços da modernização do sistema.

Foram abordados ainda assuntos acerca da Meteorologia Espacial, um campo de crescente relevância para a eficiência das atividades aéreas e espaciais. Os visitantes puderam compreender como as flutuações no clima espacial podem afetar sistemas essenciais, como satélites, telecomunicações e navegação por GPS, destacando a necessidade imperiosa de monitoramento contínuo desses fenômenos para mitigar seus impactos.

Em seguida, os integrantes do 3º ETA se dirigiram ao Salão Operacional do Centro Meteorológico Integrado (CMI). Neste momento, os visitantes puderam observar, na prática, as atividades desenvolvidas em cada uma das posições, compreendendo o processo de elaboração das previsões meteorológicas e acompanhando o funcionamento dos avançados sistemas de monitoramento que sustentam o Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias