
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado pelo diretor de Relações Institucionais, Tiago Rosa, participou na terça-feira (6) da primeira reunião do Fórum Permanente para discussão de Políticas Públicas para os Trabalhadores em Aviação Civil.
O Fórum foi criado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos através da Portaria nº 539, com a finalidade de promover a discussão e a proposição de medidas relacionadas à organização, formação, aperfeiçoamento, capacitação e atribuições da categoria.
Durante a reunião, o SNA apresentou uma pauta contendo temas relevantes para os aeronautas que devem ser debatidos no Fórum.
Entre os tópicos abordados estão questões como o comportamento de ageiros indisciplinados, wet leasing, cabotagem, revisão do RBAC 117 e o reconhecimento da pressurização e da radiação ionizante como agentes nocivos, com o objetivo de garantir a aposentadoria especial para a categoria.
O Fórum é composto por representantes da Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), da Federação Única do Setor Aéreo, dos aeroportuários e dos aeroviários, com coordenação da Secretaria Nacional de Aviação Civil e representantes de outras entidades, como o Ministério de Portos e Aeroportos, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas e a Aeroportos do Brasil.