
Duas fêmeas jovens de macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha cana), espécie típica da Amazônia, já estão em um novo lar após voarem de LATAM.
Na manhã da última quarta-feira (15), os animais foram transportados gratuitamente de Manaus (AM) para Guarulhos (SP) pelo programa Avião Solidário da LATAM, em uma ação realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), e a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil).
As fêmeas, Tieta e Sofia, chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Manaus no dia 12 de fevereiro deste ano, provenientes do município de Tefé (AM), e sua transferência tem como objetivo a conservação dos Primatas Amazônicos (PAN Primatas Amazônicos), a promoção do bem-estar dos indivíduos e o fortalecimento genético da população ex situ da espécie, ou seja, mantida fora do habitat natural.
O transporte aéreo reduziu para cerca de 4 horas um trajeto que, por vias terrestres, levaria mais de 56 horas. A operação garantiu mais conforto e segurança aos primatas, que agora arão a compor um novo grupo social no Zoológico de Sorocaba.

Pela Assessoria de Imprensa da LATAM