
A General Atomics deu início em 7 de maio à fase de testes em solo do YFQ-42, veículo de teste representativo de produção para o programa Collaborative Combat Aircraft (CCA) da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), segundo informação revelada pela fabricante nesta segunda, 19.
A expectativa da empresa é realizar o primeiro voo do modelo ainda durante o verão do hemisfério norte. Esta é a primeira vez que o modelo real do drone é apresentado ao público.
O YFQ-42 é o terceiro jato não tripulado desenvolvido pela General Atomics. O primeiro foi o MQ-20 Avenger, financiado com recursos próprios e que voou pela primeira vez em 2009. Desde então, o modelo já acumulou mais de 40 mil horas de voo, sendo atualmente utilizado como plataforma substituta para testes de autonomia e integração de inteligência artificial no âmbito do CCA.
Em 2024, a empresa realizou o primeiro voo do XQ-67A Off-Board Sensing Station (OBSS), resultado de anos de colaboração com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL). O projeto adota uma arquitetura modular com chassi comum com o YFQ-42 que permite rápidas adaptações para múltiplas missões e diferentes versões da aeronave, inspirando-se em práticas da indústria automotiva para reduzir custos e acelerar o desenvolvimento.