
O Governo de Alagoas deu o primeiro o para conceder o Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, à iniciativa privada. O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) vai selecionar uma empresa para realizar estudos de viabilidade da aviação comercial e executiva no terminal. Os interessados têm até 15 de junho para enviar o requerimento e apresentar seus modelos de gestão.
Segundo informou o governo de Alagoas, o PMI tem como objetivo principal a realização de estudos técnicos, operacionais, econômico-financeiros, ambientais e jurídico-regulatórios para avaliar a viabilidade de uma parceria com a iniciativa privada.
Nesta etapa, empresas privadas estão autorizadas a realizar os estudos por meio de um edital de chamamento público, já publicado no Diário Oficial do Estado. Nas fases seguintes, os projetos são apresentados e, posteriormente, os resultados serão entregues e avaliados pelo Governo de Alagoas, que poderá utilizá-los ou não para elaborar o edital de concessão do Aeroporto de Maragogi.
Segundo o secretário de Estado do Governo de Alagoas, Vitor Pereira, o PMI foi o instrumento jurídico escolhido por não gerar custos ao Estado. “Caso o modelo de gestão de uma empresa seja selecionado, os estudos serão pagos pela concessionária que vencer a futura concessão do aeroporto. Assim, garantimos a eficiência da iniciativa privada, sob supervisão do Estado, sem nenhum ônus para o Poder Público”, explicou o secretário.
Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a abertura do PMI demonstra a responsabilidade e transparência do Estado de Alagoas na condução eficiente das políticas públicas e na assertividade de sua implementação. “A região Costa dos Corais já se destaca no cenário do turismo nacional e internacional, e Maragogi é um município com categorização nível A, conforme dados do Ministério do Turismo, o que revela seu elevado potencial econômico no segmento. Com a conclusão das obras do aeroporto, a região será integrada à malha aeroviária nacional, ganhando maior destaque e, sem dúvida, promovendo uma transformação no cenário turístico brasileiro“, afirmou a secretária.
Todos os detalhes do processo do PMI Nº 01/2025 estão disponíveis no site, incluindo o edital, o termo de referência e os anexos para consulta. A expectativa é que o procedimento seja concluído ainda em dezembro deste ano.
O aeroporto
Com previsão de conclusão para 2026, o Aeroporto Costa dos Corais está sendo construído com recursos obtidos pelo Governo de Alagoas por meio de operação de crédito junto ao Banco do Brasil. O terminal contará com mais de 1.000 m², heliponto, portões para embarque e desembarque, quatro balcões de check-in, aparelho de raio-X para inspeção de bagagens, edifício istrativo e amplo estacionamento para carros de eio, ônibus e vans.
A pista de pouso e decolagem terá 2,2 km de extensão por 45 m de largura, podendo atender aeronaves de grande porte, como os modelos A320 e Boeing 737-800, utilizados em voos nacionais e internacionais de longa duração. O aeroporto também terá um pátio para estacionamento de até duas aeronaves.
Estima-se que o terminal terá uma demanda de 80 ageiros por hora no pico, além de previsão para operação de transporte de cargas. Nesse sentido, o aeroporto deve aprimorar a logística da região, promovendo o turismo e o desenvolvimento econômico do Litoral Norte de Alagoas, além de atender à demanda de cargas oriunda do Porto de Suape, em Pernambuco.
Leia mais: