window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Entregador de aplicativo invade área restrita de aeroporto, percorre 16 km e para ao lado de avião por engano

Um motorista de entrega de comida causou uma grave falha de segurança ao ar áreas restritas e chegar até a pista do Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago. Ele conseguiu cruzar a área de pista sem ser interceptado imediatamente.

O vídeo divulgado nesta semana mostra um entregador da DoorDash dirigindo por vários quilômetros dentro de uma área restrita e segura do Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, nos Estados Unidos, no último fim de semana, conforme informa a mídia local.

De acordo com o Departamento de Aviação de Chicago (CDA), não houve interrupções nas operações do aeroporto e a área foi revista pela polícia local. Porém, o órgão não explicou como o motorista conseguiu ar a pista de pouso.

Nas imagens, é possível ver o momento em que policiais e a segurança do aeroporto alcançam o motorista na pista, próximo ao portão C16 da United Airlines, por volta do meio-dia de sábado. O carro vermelho conseguiu escapar da segurança e, de alguma forma, chegou até ao lado de uma aeronave.

Ben Coleman, ex-inspetor de segurança da istração Federal de Aviação (FAA) e investigador do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), alerta para os riscos do ocorrido: “Muitas coisas muito graves podem acontecer. Quando alguém entra ali, geralmente não sabe o que fazer.”

Segundo Coleman, existem mecanismos para impedir esse tipo de invasão: “Isso não deveria acontecer, e é por isso que existem postos de segurança, guardas, além de uma série de medidas pensadas para evitar esses incidentes.

A polícia informou que o homem, de 36 anos, teria ultraado acidentalmente um portão e entrado na área restrita. Áudios policiais indicam que levou 16 minutos desde o momento em que as câmeras registraram o carro entrando em O’Hare até a United Airlines acionar a polícia.

A Lincoln Security Services, empresa contratada para garantir a segurança em vários os do aeroporto, divulgou nota por meio do seu diretor operacional, Jim Pitts:

Estamos cientes do incidente reportado e investigamos ativamente, em coordenação com as autoridades do aeroporto. Embora os fatos ainda estejam sob análise, recomendamos cautela para não tirar conclusões baseadas em informações incompletas ou de segunda mão.

A Lincoln Security Services é apenas uma parte do sistema de segurança multilayer do aeroporto, criado para proteger a integridade das operações em O’Hare. Com dezenas de milhares de veículos, funcionários e prestadores de serviços circulando diariamente, nossa equipe é treinada e equipada para identificar anomalias e agir rapidamente. Neste caso, a situação foi detectada e controlada em poucos minutos, o que demonstra a eficácia dos múltiplos níveis de segurança e da coordenação rápida.

A Lincoln mantém um histórico sólido de segurança no Aeroporto Internacional O’Hare, apoiado por protocolos rigorosos de controle de qualidade e treinamento extensivo dos agentes sobre controle de o, padrões de segurança perimetral e procedimentos de resposta conjunta com outras agências.

A segurança da comunidade do aeroporto é nossa prioridade máxima. Agradecemos a oportunidade de esclarecer os fatos e forneceremos mais informações assim que a investigação for concluída, em conformidade com os protocolos de comunicação do CDA.

Coleman destacou ainda que, apesar de parecer incomum, esse tipo de incidente não é raro e representa um risco grave: “Alguém que entra com intenção de causar dano, que quer machucar pessoas. Não é algo frequente, mas acontece.

O Departamento de Aviação de Chicago divulgou uma nota oficial sobre o incidente no O’Hare:

A segurança do público viajante, dos trabalhadores do aeroporto e das instalações é a principal prioridade do CDA. No último fim de semana, uma pessoa não autorizada e não vinculada às operações do aeroporto foi localizada em uma área restrita no Aeroporto Internacional O’Hare. O caso está sendo investigado pelo CDA em parceria com o Departamento de Polícia de Chicago. Não houve interrupções operacionais nem incidentes de segurança reportados, e a área foi imediatamente revista pela Polícia de Chicago e pela Segurança do Aeroporto como medida preventiva. Perguntas sobre possíveis acusações ou ações policiais devem ser dirigidas ao Departamento de Polícia de Chicago. O CDA trata o assunto com seriedade e utilizará os resultados da investigação para definir eventuais medidas corretivas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Helicóptero Black Hawk do Afeganistão

Peru recebe três helicópteros Black Hawk dos EUA; um veio do...

0
A Polícia Nacional do Peru (PNP) recebeu três helicópteros Black Hawk doados pelo governo americano, e um veio do Afeganistão.