
O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World – Airports Council International) divulgou nessa semana uma prévia exclusiva do ranking dos aeroportos mais movimentados do mundo em 2024, destacando a resiliência do setor diante das incertezas globais.
Apesar dos desafios geopolíticos e econômicos, esses aeroportos mantiveram com sucesso suas colocações de destaque, posicionando-se para um crescimento contínuo.
O Diretor Geral do ACI World, Justin Erbacci, afirmou: “Em meio a desafios globais, a resiliência dos aeroportos mais movimentados do mundo se destaca. Esses hubs são artérias vitais do comércio, dos negócios e da conectividade. À medida que o transporte aéreo cresce, o ACI World está pronto para apoiar seus membros, garantindo o fluxo contínuo de pessoas e mercadorias que impulsionam o progresso econômico, social e cultural global.”
Destaques do tráfego de ageiros
Dados preliminares indicam que o total global de ageiros em 2024 ficou próximo de 9,5 bilhões, representando um aumento de 9% em relação a 2023 ou um ganho de 3,8% em relação aos níveis pré-pandemia (2019).
Os 10 aeroportos mais movimentados, representando 9% do tráfego global (855 milhões de ageiros), registraram um ganho de 8,8% sobre 2023 e um ganho de 8,4% em relação a 2019 (789 milhões de ageiros em 2019).


O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta mantém sua posição de liderança, seguido pelo Aeroporto Internacional de Dubai e pelo Aeroporto Internacional Dallas Fort Worth.
O maior salto no ranking dos 10 mais movimentados foi registrado pelo Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, que ou da 21ª posição em 2023 para a 10ª em 2024. O avanço foi impulsionado pela ampliação das políticas de visto, retomada e expansão dos voos internacionais, melhorias operacionais e recuperação da região Ásia-Pacífico, especialmente da China.
A força consistente do Aeroporto de Istambul e do Aeroporto Internacional de Nova Délhi mantém ambos nas primeiras posições, marcando progresso significativo em relação a 2019. Ambos os aeroportos vêm prosperando devido à expansão das companhias aéreas, crescimento da infraestrutura e maior conectividade global.
Navegando pela incerteza global
Em 2024, o crescimento dos ageiros no mundo enfrentou incertezas significativas decorrentes de cenários econômicos e geopolíticos em constante evolução. Os desafios contínuos nas cadeias de suprimentos e atrasos na produção por parte dos fabricantes de aeronaves, assim como tensões geopolíticas, apresentaram riscos às oportunidades de crescimento ao potencialmente alterar rotas de voo, aumentar custos operacionais e afetar o sentimento dos ageiros. Além disso, a ameaça de tarifas aumentou as preocupações quanto a possíveis interrupções no comércio global, afetando indiretamente a demanda de viagens internacionais e aumentando as construções.
Em 2025, prevê-se que o tráfego global de ageiros atinja 9,9 bilhões, com uma taxa de crescimento anual de 4,8%. Embora a demanda de ageiros permaneça forte, espera-se que o ritmo de expansão desacelere à medida que os mercados em de picos impulsionados pela recuperação para padrões de crescimento estrutural e de longo prazo.
Desafios-chave como incertezas econômicas, tensões geopolíticas e restrições de capacidade devem moldar cada vez mais a trajetória do setor. Em mercados avançados, a estabilização da demanda, gargalos nas cadeias de suprimentos na produção de aeronaves e falta de capacidade aeroportuária podem limitar o crescimento, enquanto nos mercados emergentes, investimentos mais altos em infraestrutura e aumento da demanda de viagens pela classe média provavelmente continuarão impulsionando a expansão. À medida que a indústria entra em uma nova era de crescimento, o setor aeroportuário deve focar em viabilidade financeira, investimentos em infraestrutura, eficiência operacional e sustentabilidade.
Destaques do tráfego de cargas
Estima-se que os volumes de carga aérea tenham aumentado 8,4% em relação ao ano anterior (+3,9% em relação a 2019), ultraando 124 milhões de toneladas métricas em 2024.
Os volumes de carga aérea nos 10 principais aeroportos – representando cerca de 26% (32,3 milhões de toneladas métricas) do volume global em 2024 – tiveram um ganho de 9,3% em 2024 na comparação anual ou de 9,5% em relação a 2019 (29,5 milhões de toneladas em 2019). O tráfego de carga aérea é mais concentrado entre os principais aeroportos.
O aumento da carga é atribuído principalmente à forte demanda do comércio eletrônico, interrupções no transporte marítimo e quedas nos preços do combustível de aviação.
O Aeroporto Internacional de Hong Kong permaneceu na liderança, seguido pelo Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, e pelo Aeroporto Internacional de Memphis.

Movimentos de aeronaves
Os movimentos globais de aeronaves em 2024 são estimados em cerca de 100 milhões, representando um ganho de 4,3% em relação a 2023 ou -2,6% em relação a 2019 (ou seja, uma recuperação de 97,4%).
Os 10 aeroportos principais, representando mais de 6% do tráfego global (6,4 milhões de movimentos), registraram um ganho de 6,5% em relação aos resultados de 2023 ou um leve ganho de 0,4% em relação a 2019 (6,3 milhões).
O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta lidera, seguido pelo Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago e pelo Aeroporto Internacional Dallas Fort Worth.

Informações do ACI World