window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

A Akaer, referência nos inovação em Defesa e Aeroespacial, levará seu portfólio à Mostra BID Brasil 2024

A Akaer, reconhecida como uma referência brasileira em inovação nos segmentos de Defesa e Aeroespacial, levará seu diversificado portfólio de produtos e serviços à Mostra BID Brasil 2024, que ocorrerá de 3 a 5 de dezembro no Centro de Exposições Ulysses Guimarães, em Brasília.

Este evento reúne os principais players da indústria de Defesa e Segurança do país e é promovido pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), com o apoio do Ministério da Defesa e da ApexBrasil.

Entre os principais destaques da Akaer está a modernização do blindado Cascavel, desenvolvido em parceria com o Exército Brasileiro.

O novo modelo, denominado Cascavel NG (Nova Geração), representa um marco tecnológico na atualização dos veículos blindados nacionais, incorporando melhorias significativas na capacidade operacional das Forças Armadas. Essas inovações incluem novas tecnologias ópticas, aprimoramento balístico e sistemas de controle avançados.

Até agora, dois protótipos do Cascavel NG foram entregues e estão em fase de testes no Centro de Avaliação do Exército (CAEx). A previsão é de que mais sete unidades sejam produzidas até o final de 2025, formando um lote-piloto. “O Cascavel NG reforça nosso compromisso com a inovação e a soberania nacional no setor de Defesa”, declarou Cesar Silva, CEO da Akaer. “As novas tecnologias e o alto índice de nacionalização do Cascavel NG mostram nosso empenho em promover a independência tecnológica e fortalecer a indústria brasileira.”

Além do Cascavel NG, a Akaer apresentará uma ampla gama de soluções voltadas para a defesa e segurança. Entre os destaques, a câmera OPTO 3UCAM, instalada no VCUB1, o primeiro nanossatélite brasileiro para coleta de dados e observação da Terra. Com alta definição, a 3UCAM é capaz de capturar imagens da superfície terrestre e identificar objetos do tamanho de uma caminhonete, cobrindo uma faixa de varredura de 14 km.

Outro produto notável é a câmera ST30CAM, projetada para o SatVHR, um satélite de monitoramento de alta resolução. Com um sistema óptico reflexivo baseado na arquitetura Korsch, a ST30CAM opera em múltiplas bandas espectrais, sendo útil tanto para o monitoramento ambiental quanto para a cartografia e gestão de desastres.

A Akaer também exibirá o mockup do Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), um projeto ambicioso que visa colocar o Brasil entre as nações que dominam a tecnologia de lançamento de satélites, promovendo autonomia de o ao espaço. Atualmente, o Brasil depende de outros países para colocar seus satélites em órbita.

Na área de sistemas de defesa, a empresa apresentará o IRSA (sistema de detecção infravermelho) do míssil A-Darter, que melhora a precisão na captura de alvos térmicos. Com capacidade de rastreamento em duas faixas espectrais, o IRSA é projetado para executar missões de combate aéreo com alta eficácia.

Além dos produtos, a Akaer participará de painéis na Mostra BID, onde seus executivos discutirão temas relevantes como foguetes, mísseis e veículos operacionais, compartilhando conhecimentos que reforçam sua posição de liderança em inovação e tecnologia no setor de defesa brasileiro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias