window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

A mais nova operadora do Boeing 747 no mundo é a Pecotox Air, da Moldávia

A Pecotox Air, lançada recentemente como uma nova operadora de carga aérea na Moldávia, deu início às suas operações com um Boeing 747-400F, anteriormente da China Airlines e registrado como ER-MDR (ex N240Q).

O voo inaugural, realizado em 17 de outubro de 2024, conectou Bishkek a Sharjah, marcando o retorno da companhia aérea ao mercado.

Apesar de ter uma nova certificação, a Pecotox Air já possui um histórico no setor de cargas aéreas, tendo operado anteriormente um cargueiro Airbus A300. No entanto, em 2017, o Certificado de Operador Aéreo (COA) da empresa foi cancelado devido a irregularidades apontadas pelas autoridades moldavas.

Atualmente, a empresa parece estar redesenhando sua imagem, já que seu site ainda está em construção e a única imagem disponível da aeronave a mostra em uma configuração totalmente branca.

Esse relançamento com uma aeronave de grande porte como o 747-400 indica uma potencial expansão em suas operações de carga, buscando fortalecer sua posição no setor.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias