
Um voo comercial de transporte de ageiros retornou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), na manhã da segunda-feira, 24 de junho, após ter ido até o destino e arremetido pouco antes do pouso.
O vídeo apresentado abaixo permite acompanhar as comunicações no momento do contato com a controladora de tráfego aéreo da Torre Guarulhos, quando o piloto perguntou se ela tinha contato visual com o avião, e ela respondeu que sim e que, aparentemente, todos os três trens de pouso estavam corretamente baixados:
Como visto nas cenas acima, publicadas pelo canal “SBGR Live” no YouTube, a ocorrência se deu com o voo 3300 da LATAM Brasil. Efetuado pelo Airbus A320 de matrícula PR-TYD, o serviço partiu às 08h36 da manhã do Aeroporto de Guarulhos e teria como destino o Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina.
Entretanto, dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que uma arremetida foi feita quando o avião já estava se aproximando do pouso, a menos de 1.400 pés (426 metros) de altitude. Em seguida, foi iniciado o desvio para retornar a Guarulhos, como aeroporto alternativo.


O pouso em Guarulhos foi completado em segurança às 10h59, mas a gravação infelizmente termina antes da continuidade das comunicações subsequentes à aterrissagem.
Após o pouso na manhã da segunda-feira, o PR-TYD continua parado no Aeroporto de Guarulhos até a publicação desta matéria nesta manhã de terça-feira, 25 de junho.
Em nota ao AEROIN, “A LATAM informa que o voo LA3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) desta segunda-feira (24/06) precisou retornar ao aeroporto de origem para manutenção corretiva e foi cancelado. A LATAM ofereceu assistência aos ageiros, os quais foram reacomodados em voos do itinerário. A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.”