
Um jato Airbus A350 da Air acabou batendo a cauda durante uma arremetida e o impacto foi sentido pelos ageiros. O incidente aconteceu quando o voo AF-356 pousava em Toronto, no Canadá, procedente de Paris, operado pelo Airbus A350-900 da Air de matrícula F-HTYH, que precisou arremeter durante o pouso.
A arremetida foi causada por uma aproximação desestabilizada, onde a aeronave “quicou” na pista, porém, na hora de decolar novamente, o avião acabou inclinando muito o nariz para cima e a cauda da aeronave raspou no chão da pista.
O momento foi captado pelos ageiros no vídeo abaixo, onde é possível ouvir o barulho da batida e notar a vibração diferente:
Após o contato o avião conseguiu sair do chão novamente e os comissários informaram para os ageiros permanecerem sentados, explicando brevemente que houve um problema no pouso que levou à arremetida e que o A350 iria pousar novamente em breve.
Na segunda aproximação tudo ocorreu normalmente e o jato pousou em segurança. Os danos na cauda foram bastante visíveis como mostram as imagens abaixo:
Air Airbus A350-800 (F-HTYH, built 2021) received substantial damage to its aft fuselage during a tailstrike landing on runway 24L. Flight #AF356 from Paris-CDG initiated a go-around and returned for a safe landing on the same runway about 15 minutes later. No one was… pic.twitter.com/hGOgv3fI6d
— JACDEC (@JacdecNew) January 22, 2024