window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

ABEAR assina protocolo de intenções do “Conheça o Brasil: Voando”, programa do MTUR

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) assinou hoje (26), em Brasília, o protocolo de intenções do “Conheça o Brasil: Voando”, iniciativa do Ministério do Turismo (MTUR), em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), ABEAR e as companhias aéreas associadas GOL, LATAM e VOE, mais a Azul, para impulsionar o setor aéreo no país. O programa reúne esforços do governo federal e das companhias aéreas para desenvolver ações voltadas ao estímulo de viagens no Brasil, à democratização do o à aviação civil e à redução do custo operacional das empresas aéreas.

“Agradecemos ao MTUR e ao MPOR por estarem ampliando o diálogo e parceria entre os operadores e o governo federal. O Conheça o Brasil: Voando tem tudo para ser uma iniciativa importante tanto para as empresas aéreas quanto para os ageiros, que são nosso principal foco. Esperamos que esta programa contribua para o incremento da demanda de viagens e que mais ageiros possam usufruir do transporte aéreo. Estamos certos de que os ministérios darão sequência nas discussões estruturantes do setor”, afirmou a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

Cerca de 50% dos bilhetes aéreos são vendidos por até R$ 500,00, comprando com antecedência. Então as agens não estão caras como parece, como as pessoas dizem. O que temos que fazer? É orientar o ageiro a se programar, a comprar com antecedência, e não em cima da hora. Teremos como uma das bandeiras do programa a orientação e o alerta ao ageiro, essa conscientização. E claro, principalmente, fazer com que mais brasileiros viajem de avião”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, que falou também sobre a importância de ouvir as demandas do setor aéreo e a criação de um programa de stopover, para que ageiros possam parar em determinadas cidades em que um voo faz escala ou conexão, movimentando assim o turismo e a economia do local escolhido.

Participaram também do evento os CEOs das companhias aéreas associadas à ABEAR, Celso Ferrer (GOL), Jerome Cadier (LATAM) e Eduardo Busch (VOE), os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), entre outros representantes do setor aéreo e do governo federal.

Como funcionará o “Conheça o Brasil: Voando”?

– Os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, irão identificar, estimular e articular medidas que possam contribuir para o crescimento do setor. Outra ação será a proposição e a articulação de medidas que melhorem o ambiente de negócios do setor aéreo, trazendo mais competitividade ao mercado no país.

– Uma das ações será a implementação do benefício do stopover no Brasil. A prática consiste na possibilidade de parada em um destino intermediário que seja escala ou conexão de determinados voos internacionais. Outros países já contam com o serviço ofertado por algumas empresas aéreas internacionais, que disponibilizam a prática em algumas conexões.

– A iniciativa também contará com a realização de uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos no país. A ideia é de que pelo menos 10% da frota das companhias aéreas seja adesivada com imagens dos atrativos nacionais, com mensagens para incentivar os viajantes a conhecerem o país. Será possível também, no interior das aeronaves, ouvir mensagens de incentivo aos ageiros a viajarem pelo Brasil, informando sobre a importância de adquirir agens aéreas com antecedência.

Informações da ABEAR

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias