
A concessionária Aena Brasil celebra a conquista que teve o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), premiado com o “Green Airport Recognition” durante o evento anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), realizado em Guadalajara, no México.
A premiação visa promover as melhores práticas ambientais para reduzir o impacto da aviação e reconhecer aeroportos com realizações excepcionais em projetos sustentáveis.
O aeroporto paulistano istrado pela Aena se destacou pelo seu programa de gestão de resíduos. O projeto inclui a modernização do centro de gestão, novos fluxos de coleta, aquisição de equipamentos, contratação de mão de obra especializada e capacitação de cessionários e funcionários.
Outras ações promovidas foram a revisão de cláusulas contratuais de lojas e restaurantes e a realização de auditorias periódicas para garantir uma segregação de resíduos eficiente e precisa, promovendo uma gestão sustentável alinhada às melhores práticas.
As novas medidas proporcionam uma redução de 20% a 30% no volume de materiais comuns enviados a aterros e um aumento de três a quatro vezes na quantidade de reciclados. Congonhas, que gera cerca de 5,5 toneladas de resíduos diários, redirecionará entre 400 e 600 toneladas por ano para a reciclagem, evitando o envio aos aterros.
A iniciativa viabiliza ações socioambientais por meio de parcerias com ONGs e outras entidades.
“O reconhecimento pelo ‘Green Airport Recognition’ é uma conquista que reflete o compromisso do Aeroporto de Congonhas e da Aena com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Trabalhamos continuamente para implementar práticas que minimizem o impacto da nossa atividade no meio ambiente e promovam benefícios reais para a comunidade. Agradeço a todos os colaboradores e parceiros envolvidos, pois essa conquista é fruto de um esforço conjunto em prol de um planeta melhor”, afirma o diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira.
Informações da Aena Brasil