
A Universal Hydrogen informou nessa quarta-feira, 18 de janeiro, através da publicação de um vídeo, que efetuou o primeiro acionamento do motor de seu projeto de aeronave elétrica 100% movida a energia gerada por células de hidrogênio.
Na gravação a seguir, a empresa mostra o motor elétrico sendo acionado e descreve na legenda: “Funciona! O primeiro giro de hélice inteiramente com a energia da célula de combustível de hidrogênio. Agora vêm as carenagens. A filmagem do teste de táxi será lançada em breve. Fique atento a isso.”
It works! First propeller spin entirely on #hydrogen fuel cell power. Now the fairings come on. Taxi testing footage is coming soon. Stay tuned for that. pic.twitter.com/Y4NpK19zrr
— Universal Hydrogen Co. (@Universal_H2) January 18, 2023
O plano de negócios da Universal Hydrogen prevê que ela participe de todo o ecossistema de aviação sustentável do futuro, não apenas instalando os conjuntos de potência no lugar dos tradicionais motores a combustão, mas também fornecendo o combustível e cuidando de toda sua cadeia logística.
A proposta da companhia é oferecer serviços de combustível de hidrogênio para aeroportos através de uma tecnologia de cápsula modular, que permite o transporte e manuseio de hidrogênio usando uma rede intermodal e equipamentos de movimentação de carga.
Isso eliminaria a necessidade de atualizações caras e demoradas da infraestrutura aeroportuária, tornando quase todos os aeroportos do mundo prontos para o hidrogênio. Sabendo o potencial de escala que isso representa, o projeto atraiu a atenção de diversos investidores de peso, incluindo, por exemplo, a American Airlines, anunciada em outubro ado.
A expectativa é que a Universal Hydrogen comece a entregar turboélices ATR 72 e ATR 42 convertidos em 2025 sob um Certificado Suplementar de Tipo (STC) aprovado pela istração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). Ela também pretende produzir versões movidas a hidrogênio da aeronave De Havilland Dash 8.