window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Acompanhe as ações no Aeroporto de Navegantes após piloto de Boeing 737 reportar possível colisão ao decolar

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Chumbinho Aviação nas Nuvens

Mais uma vez, uma gravação feita por câmera ao vivo disponibiliza a interessante oportunidade de acompanhar os procedimentos de segurança adotados pela aviação diante de um possível incidente aeronáutico.

No vídeo a seguir, publicado pelo canal “Chumbinho Aviação nas Nuvens”, é possível acompanhar todas as ações adotadas no Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, após o piloto de um Boeing 737 reportar possível colisão ao decolar:

Como visto nas cenas acima, logo após decolar com o Boeing 737 MAX-8 de matrícula PS-GPG, no voo G3-1269 de ontem, 9 de abril, o piloto reportou ao controlador de tráfego aéreo da Torre de Controle que poderia ter havido uma colisão com ave (“bird strike”).

Diante disso, antes que o próximo avião decolasse, foi enviado um veículo para inspecionar a pista, em busca de qualquer resto de ave que poderia estar no local, pois qualquer objeto estranho (FOD, na sigla em inglês) pode representar um risco para a segurança de voo.

Sem nenhuma anormalidade encontrada na verificação, a pista foi liberada poucos minutos depois, permitindo a decolagem da outra aeronave que já esperava alinhada na cabeceira.

Conforme o áudio, o piloto reportou que a possível colisão teria sido no motor esquerdo, e ocorrido no momento em que o avião levantou o nariz para alçar voo. Na gravação, nota-se uma ave na metade esquerda da pista (metade direita na visão frontal da câmera), porém, não parece ter havido nenhuma colisão.

Dados de rastreamento online de voos mostram que o PS-GPG continuou fazendo voos normalmente após partir de Navegantes, o que indica que não houve nada anormal com o jato.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias