
Na manhã da quinta-feira, 23 de janeiro, a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, reuniu a imprensa e representantes do setor turístico da Paraíba para compartilhar os avanços e investimentos realizados no Aeroporto de Campina Grande.
Com o novo terminal, que dobrou sua capacidade operacional e ou por uma completa renovação, o Aeroporto de Campina Grande registrou mais de 260 mil ageiros em 2024, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. As operações de pousos e decolagens também apresentaram crescimento, com 5.000 operações registradas, refletindo um aumento de 23,9% comparado a 2023.
Um dos dias mais movimentados foi o 22 de junho, quando o aeroporto movimentou 1.683 ageiros em um único dia, com 21 voos operados. Esse número representa um crescimento significativo de 72% em relação à média diária de 978 viajantes.
O mês de junho também se destacou com a movimentação de 34.803 ageiros, um aumento de 53,8% em relação ao ano anterior, impulsionada pelas festividades juninas. As operações durante este período cresceram 61%, ando de 507 para 817 pousos e decolagens.
Esses resultados são um reflexo dos investimentos feitos pela Aena. O terminal agora conta com 800 m² adicionais, proporcionando mais conforto aos ageiros. A requalificação do estacionamento, que agora oferece mais espaço e segurança sob a gestão da SMS Estacionamentos, também é uma das melhorias significativas, disponibilizando 132 vagas para carros e 20 para motocicletas, todas com operação 24h.
Outro destaque das transformações no aeroporto é o novo mix comercial, que conta com 408 m² e um maior número de lojas e cafés, totalizando sete estabelecimentos. A nova sala VIP Advantage, com 220 m², foi criada para atender os ageiros que buscam um espaço mais exclusivo e confortável, oferecendo banheiros individuais, TVs, sofás, mesas e uma sala de reunião, juntamente com opções de bebidas e alimentação.
Além das melhorias na infraestrutura e serviços, o Aeroporto de Campina Grande tem se destacado na área de sustentabilidade, tendo alcançado pelo segundo ano consecutivo altas colocações no prêmio anual de Aeroportos Sustentáveis da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Com uma pontuação de 93,06%, o aeroporto ficou em quarto lugar na Classe 1, a mais disputada, que abrange operações de até 200 mil ageiros por ano, demonstrando um crescimento superior a 10% em relação a 2023.
A decoração do aeródromo traz elementos da arte e da cultura regionais. Uma das principais obras é um inspirado na peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, que dialoga com o tema do mosaico criado pelo autor em homenagem ao seu pai, que dá nome ao aeroporto, João Suassuna. A pintura foi realizada pelo coletivo Nois Tudin, destacando a rica cultura local.