
Pela primeira vez em seus mais de 50 anos de história, a Southwest Airlines iniciou oficialmente a operação de voos de madrugada —os conhecidos “red eyes” (olhos vermelhos), ou voos que acontecem durante a noite, apelido dado devido ao cansaço extremo que causam, deixando ageiros e tripulação com os olhos vermelhos e fatigados.
Embora voos noturnos sejam comuns na aviação há décadas, na quarta maior companhia aérea dos Estados Unidos eles são uma grande novidade para os 21.000 comissários de bordo da Southwest, com sede em Dallas.
Segundo o PYOK, é seguro dizer que muitos desses comissários estão apreensivos com seus novos horários — tanto que estão buscando conselhos desesperadamente com colegas de outras companhias aéreas que já têm experiência com voos noturnos.
No início deste ano, uma comissária de bordo da Southwest escreveu em um grupo privado no Facebook: “Estou tão assustada. Já tenho dificuldades para ficar acordada durante o horário normal de trabalho!!! Me reportar para um voo às 23h??? Meu Deus!!!“
Esses sentimentos têm sido compartilhados por outros comissários da Southwest em diversas plataformas de mídia social e grupos privados, todos buscando dicas sobre como sobreviver aos voos noturnos ou até mesmo como evitá-los.
No entanto, se um voo noturno não puder ser evitado, comissários de companhias aéreas como United e Delta sugeriram se adaptar um dia antes, ficando acordados até mais tarde e levantando-se mais tarde no dia seguinte. Se possível, uma soneca à tarde também é fundamental.
Independentemente de quanto sono se tenha antes de um turno noturno, o corpo ainda estará produzindo melatonina na hora em que normalmente estaria dormindo. Por isso, a cafeína, em suas diversas formas, foi uma das principais dicas compartilhadas.
Outros comissários sugeriram manter a mente e o corpo ativos durante o voo, especialmente quando todos os ageiros estão dormindo e pouco está acontecendo na cabine.
Felizmente, muitos comissários da Southwest não precisam se preocupar com a rotina de voos noturnos por enquanto. A companhia aérea operou seus primeiros voos noturnos no Dia dos Namorados e, em um comunicado, afirmou que esses voos representarão apenas uma “pequena parte” da programação geral.
Por enquanto, a Southwest opera apenas um voo noturno em cinco rotas diferentes:
- Las Vegas (LAS) para Baltimore/Washington (BWI)
- Las Vegas (LAS) para Orlando (MCO)
- Los Angeles (LAX) para Baltimore/Washington (BWI)
- Los Angeles (LAX) para Nashville (BNA)
- Phoenix (PHX) para Baltimore/Washington (BWI)
Comissários da Southwest baseados em Las Vegas são os mais propensos a lidar com voos noturnos, embora a companhia tenha planos de expandir seus voos noturnos nos próximos meses, com a previsão de operar até 33 voos diários até junho de 2025.
Leia mais: