
Visando a melhoria dos serviços do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), membros militares do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) conduziram, na semana ada, um levantamento topográfico destinado à instalação de marcos geodésicos na região operacional do aeródromo de Surucucu (RR) e no 4º Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro.
Segundo informou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), foram distribuídos pontos de amarração cartográfica em apoio às atividades de homologação e inspeção dos auxílios à navegação aérea, realizados pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
As homologações são feitas pelas aeronaves laboratório que necessitam previamente das informações cartográficas precisas, sendo utilizados receptores Global Positioning System/Real Time Kinematics (GPS/RTK) para a determinação precisa dessas informações.
O Diretor do ICA, Coronel Aviador Anderson Belchior Zuchetto de Castro, explicou que o procedimento garante a precisão e a segurança necessárias para a operação das aeronaves em Surucucu e em outras localidades do País.

“A participação dos militares do ICA neste tipo de missão se reveste de elevada importância, pois todas as ações referentes à instalação, homologação e inspeção dos auxílios à navegação dependem, diretamente, da determinação e implantação desses marcos geodésicos, por meio de levantamento topográfico”, declarou o Oficial.
Para o cumprimento da missão, o ICA contou com o apoio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), através do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA – Esquadrão Cobra), para a realização do deslocamento até a localidade, e do 4° PEF do Exército Brasileiro, no que tange ao apoio logístico na localidade de Surucuru.
Informações do DECEA
Leia mais: