window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aeródromos do Acre registram 757 voos em abril e aviação regional cresce 28,6% em 2025

Aeródromo de Feijó – Imagem: Governo do Acre

O Governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), divulgou na terça-feira, 13 de maio, o Relatório de Controle Aeroportuário referente a abril. Segundo o levantamento, os aeródromos acreanos realizaram 757 voos no mês, totalizando 3.129 operações nos primeiros quatro meses de 2025.

A aviação regional desempenha um papel crucial na mobilidade da população, especialmente nos municípios de difícil o por via terrestre. O relatório abrange oito aeródromos sob gestão estadual e reforça a necessidade de investimentos contínuos na infraestrutura aeroportuária, visando garantir deslocamentos seguros e o o a serviços essenciais nas áreas mais isoladas.

Com o compromisso do governador Gladson Camelí, estamos avançando para tornar os aeroportos mais eficientes e seguros. O transporte aéreo segue como um elo fundamental entre os acreanos e os serviços de que eles necessitam”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Os dados mostram que, em abril, o aeródromo de Feijó foi o mais movimentado, com 220 voos registrados, 199 regulares, 19 de tratamento fora de domicílio (TFD) e dois noturnos. Em seguida, Tarauacá registrou 201 voos, sendo 195 regulares e seis TFD. No município de Jordão, contabilizaram-se 128 voos, dos quais 118 regulares e dez TFD. Marechal Thaumaturgo teve 98 voos, sendo 77 regulares e 21 TFD. Porto Walter, por sua vez, registrou 47 voos, com 36 regulares e 11 TFD.

Santa Rosa do Purus teve 45 voos, sendo 42 regulares e três TFD. Manoel Urbano contou com 12 voos, todos regulares, enquanto Xapuri fechou o mês com seis voos regulares. Do total de voos registrados em abril, 685 foram regulares, 70 foram operações de TFD e dois ocorreram durante a noite.

A aviação no Acre segue em crescimento, como aponta o Relatório de Controle Aeroportuário. Em 2023, foram registrados 7.123 voos; em 2024, esse número subiu para 9.162, uma alta de 28,6%. Nos primeiros quatro meses de 2025, já foram 3.129 voos — sendo 888 em janeiro, 802 em fevereiro, 682 em março e 757 em abril. Com 88% de voos regulares, a malha aérea do estado se consolida, e o Deracre continua investindo para conectar as regiões isoladas a serviços essenciais.

Informações do Governo do Acre

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias