Uma nova parceria está se formando na América do Sul, agora com a estatal argentina Aerolíneas se aliando à GOL e a avianca (agora escrito em minúsculo, conforme branding da empresa anunciado ontem).

Na terça-feira, a Aerolíneas Argentinas anunciou que, na manhã de quinta-feira, 19 de outubro, será realizada uma conferência de imprensa no Aeroporto Jorge Newbery, em Buenos Aires, para tratar da incorporação da empresa ao Abra Group, segundo informa o convite recebido pelo portal parceiro Aviacionline.
Por enquanto, não há mais detalhes sobre como a empresa estatal poderia se unir a esse grupo, seja através da troca de capital (o menos provável) ou algum tipo de t-venture, acordo de compartilhamento de código, aliança ou e operacional.
Logo após o envio do comunicado original, a Aerolíneas Argentinas entrou em contato e esclareceu que a conferência de imprensa será sobre “um acordo de cooperação estratégica” com o Abra Group, sem dar outros detalhes.
Ao que tudo indica, este acordo poderá ser para compartilhamento de voos e distribuição de ageiros, fazendo forte frente à LATAM, que apesar de ter abandonado o mercado argentino ainda tem operação relevante no país a partir do Chile e Brasil.
O Abra Group é composto pela brasileira GOL e a colombiana avianca, e tem tentado fechar um acordo para incorporar a low-cost chilena SKY.