
A Aerolíneas Argentinas realizou nesta manhã seu primeiro voo com combustível de aviação sustentável (SAF) na rota Madri-Buenos Aires. No voo de número AR-1135, a aeronave carregou 2% desse combustível para fins de testes, que foram positivos, iniciando assim um processo para alcançar a neutralidade até 2050.
O plano de sustentabilidade do grupo desempenha uma papel fundamental, uma vez que prevê a implementação deste tipo de combustível a partir de 2027.
Pablo Ceriani, presidente da Aerolíneas, destacou que este voo tem “um valor muito especial” por significar a adesão aos acordos internacionais assinados, além de demonstrar o engajamento da empresa com a aviação sustentável.
De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), combustíveis SAF são quimicamente semelhantes aos combustíveis fósseis, mas apresentam redução de gases com efeito de estufa. Para ser considerado SAF, o produto deve reduzir emissões entre 50 e 60%, com origem de materiais não fósseis e que atendam a determinados critérios e considerações sociais e ambientais.
Por suas iniciativas e comprometimento com a aviação limpa, a Aerolíneas Argentinas foi reconhecida em 2019 com o prêmio da Aliança SkyTeam na iniciativa “Voo Sustentável”. Esta nova fase marca um grande o para a operadora, que já se está demonstrado comprometida com desenvolvimento sustentável.