
A Aerolíneas Argentinas abriu o processo de venda de seu último A340-200, de matrícula LV-ZRA (msn 85), que está armazenado desde 2014 em Buenos Aires. Os interessados devem solicitar mais informações através de um e-mail informado no site da empresa e as ofertas serão recebidas até o dia 1 de maio. n172x
A aeronave não voa desde 2 de março de 2014 e, apesar de seu longo período de armazenamento, todos os componentes essenciais ainda se encontram na aeronave. A RFP da Aerolíneas Argentinas foi direcionada para locadores e instituições financeiras, indicando que há expectativa de retorno ao serviço para o A340.
A história do avião começou em 1995 na Cathay Pacific e depois na Philippine Airlines, antes de ser incorporado pela transportadora de bandeira argentina em 1999. Por se tratar de uma aeronave de 28 anos de idade, quadrimotor e de alto consumo, é difícil pensar que o jato voltará a voar, mas, caso isso aconteça, certamente não acontecerá numa empresa de primeira linha.
Atualmente, apenas alguns governos mundo afora ainda usam aeronaves Airbus A340-200. Não há registros recentes de voos regulares de empresas aéreas sendo operadas pelo modelo, segundo a base de dados da Cirium.