
Um momento tenso foi capturado por um ageiro em um voo da Air Canada, quando chamas começaram a sair de um dos motores logo após o colapso do trem de pouso esquerdo durante a aterrissagem.
O incidente ocorreu em um voo operado pela PAL Airlines, que transportava 77 pessoas a bordo de um avião do modelo de Havilland Dash 8-400, quando aterrissava no Aeroporto Internacional Stanfield, em Halifax, na Nova Escócia.
O avião, com 24 anos de idade, foi identificado pelo registro C-GPNA. A Air Canada informou que a aeronave sofreu um “problema no trem de pouso” no momento da aterrissagem.
Air Canada flight catches fire during rough landing at Halifax airport ⤵️
— Anadolu English (@anadoluagency) December 29, 2024
• A Pal Airlines flight from St. John’s to Halifax experienced landing gear malfunction
• The plane’s left wing caught fire after scraping the ground during landing
• Around 80 engers on board were… pic.twitter.com/lSz5dRluFm
Felizmente, todos os ageiros e membros da tripulação conseguiram evacuar com segurança, embora algumas pessoas tenham recebido atendimento no local por ferimentos leves, conforme um porta-voz da companhia aérea.
As cenas do incidente foram dramáticas, com o vídeo gravado de dentro da cabine de ageiros mostrando os viajantes se segurando em seus assentos enquanto a aeronave deslizava pela pista.
Embora a causa do colapso do trem de pouso ainda não tenha sido determinada, este incidente preocupante se somou a uma série de problemas mecânicos enfrentados por diferentes voos no mesmo período.
Na mesma noite, um Boeing 737-800 da KLM Royal Dutch Airlines saiu da pista no Aeroporto de Oslo Torp Sandefjord, na Noruega, devido a problemas hidráulicos. Após a decolagem, quando os pilotos perceberam os problemas mecânicos, decidiram interromper a ascensão a apenas 5.000 pés e realizar o desvio.
Outra tragédia aérea ocorria horas depois, quando um Boeing 737-800 da Jeju Air, com 175 ageiros e 6 membros da tripulação, explodiu no Aeroporto de Muan, na Província de Jeolla do Sul, na Coreia do Sul. Estima-se que todos, exceto duas pessoas, tenham perdido a vida após a aeronave colidir com um muro de concreto no final da pista.
As imagens perturbadoras desse último incidente mostravam a aeronave deslizando pela pista em alta velocidade, sem o trem de pouso, até entrar em chamas, provocando uma nuvem densa de fumaça preta que subia para os céus.
Arriving from St. John's (YYT), Air Canada (PAL Airlines) flight 2259 made an emergency Landing at Halifax Airport (YHZ) after it damaged main landing gear during descent on 28 December.
— FL360aero (@fl360aero) December 29, 2024
During the landing roll, De Havilland Canada Dash 8-400 plane’s wing scraped the runway… pic.twitter.com/6NW80tRgaR