
As autoridades somalianas relataram que não houve feridos em um incidente envolvendo um De Havilland Dash 8-400 que pousou com o trem de pouso dianteiro rebatido no Aeroporto de Mogadishu.
A aeronave estava operando para o Escritório de Apoio das Nações Unidas na Somália e havia decolado de Mogadishu com destino a Baidoa, cerca de 125 milhas náuticas a noroeste, às 11h16 do dia 1º de abril.
De acordo com a Autoridade de Aviação Civil da Somália, a tripulação, ao perceber o problema, decidiu retornar à capital. A aterrissagem ocorreu com a parte dianteira da aeronave em contato com a pista, aproximadamente 2 horas e 12 minutos após a decolagem.
A autoridade confirmou que “não houve vítimas, e o dano à aeronave foi mínimo”. “Uma investigação sobre o incidente será realizada para determinar a causa da falha do trem de pouso dianteiro.”
A empresa de gestão do aeroporto de Mogadishu, Favori, identificou a aeronave como a registrada no Quênia sob o número 5Y-SMJ. “As equipes estavam no local em poucos minutos, assegurando a evacuação segura de todos os ageiros e membros da tripulação a bordo,” informou a empresa, acrescentando que os ocupantes receberam assistência médica e e.
Embora a pista tenha ficado temporariamente fechada, a Favori anunciou que já reabriu para operações.