
Uma ocorrência aeronáutica foi registrada na tarde desta segunda-feira, 7 de abril de 2025, no Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos (SP), a capital nacional do avião.
Uma aeronave laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB) foi parar fora da pista (runway excursion, ou excursão de pista), na lateral direita desta, após aproximação realizada pela cabeceira 16 do SJK Airport.

De matrícula FAB6053, o Hawker IU-93A do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) partiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), onde fica a base operacional do esquadrão, e chegou em São José às 17h10.
Os pilotos realizaram duas aproximações seguidas de toques e arremetidas, e após a terceira aproximação, teria havido uma perda de controle no solo, segundo informações de testemunhas.


Apesar da saída pela lateral de pista, parando em terreno irregular cerca de 50 metros distante do pavimento, nenhum dos ocupantes teria se ferido.
Um aviso aos aeronavegantes (NOTAM) que está ativo no momento da publicação desta matéria, às 20h20, indica que a pista 16/34 do aeroporto está fechada devido aeronave acidentada. O NOTAM está ativo das 19h12 até as 23h30, mas pode ser removido ou ter o prazo ampliado, conforme o desenrolar dos trabalhos de investigação e de remoção do IU-93A.
Atualização: neste início de manhã de terça-feira, 8 de abril, o NOTAM segue ativo, com nova previsão para 13h00 de hoje.
Atualização: em nova alteração, o NOTAM indica previsão de pista fechada até 20h30 desta terça-feira, 8 de abril.
O GEIV é uma unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), cujas aeronaves laboratório são jatos executivos da Hawker e da Embraer. Eles são modificados com a instalação de diversos equipamentos e sistemas para aferir e inspecionar os sistemas, equipamentos e procedimentos de auxílio à navegação aérea do País, garantindo uma operação segura a todas aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas.