Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Aeroporto central de Buenos Aires, o Aeroparque Jorge Newberry, pode em breve receber grandes jatos após uma ampliação da pista que irá permitir operações de modelos como o Airbus A330.
Segundo o periódico argentino El Cronista, o aeroporto permanecerá fechado para reformas até dezembro, como já reportamos aqui anteriormente. A notícia não agradou a muitos argentinos e brasileiros, que preferem voar para este aeroporto ao invés do Ezeiza, que fica afastado 50 minutos de carro do centro da cidade.
Mas a reforma orçada em $550 milhões de pesos argentinos (R$40 milhões) será também utilizada para essa ampliação da pista, indo dos atuais 2.100 metros de comprimento para 2.715 metros, permitindo que maiores aeronaves pousem com segurança.
A reforma também irá alargar a pista, ando dos atuais 40 metros para 45 metros, medida padrão em grandes aeroportos internacionais.
Esta intervenção tem sido questionada, já que o Aeroporto Ezeiza tem ampla capacidade de pátio e pista para receber grandes jatos, além do periférico El Palomar que está sendo boicotado pelo governo argentino. Outro ponto criticado seria o gasto extra durante a Pandemia e a crise financeira que a Argentina a.
Segundo dados da Airbus, considerando a nova pista de 2.715 metros e o fato de Buenos Aires estar ao nível do mar, tanto o A330ceo quanto o A330neo poderão operar muito próximo do seu peso máximo de decolagem com a ampliação do Aeroparque, com nenhuma ou poucas restrições.
Mas vale ressaltar que outros fatores, como tipo de pavimento, também podem influenciar nos limitantes de peso da aeronave no aeroporto.
A pista será ampliada em 275 metros para o sul e em 340 metros para o norte para atingir o novo comprimento, e as obras devem ser concluídas no dia 1º de dezembro.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.