window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aeroporto de Jundiaí se destaca como 2º aeroporto mais movimentado do Brasil em aviação geral de asa fixa

O Aeroporto de Jundiaí – Comandante Rolim Adolfo Amaro alcançou a segunda maior movimentação da aviação geral nacional de aeronaves de asa fixa em setembro, registrando 3.100 operações. Vale lembrar que a grande maioria dos voos é composta de aeronaves da aviação geral e executiva.

Este número coloca Jundiaí atrás apenas do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, neste segmento de aviação geral, que contabilizou mais de 4.700 operações, conforme o Relatório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Desde sua privatização em 2017, o aeroporto tem se destacado como um importante polo da aviação geral. Com sua homologação para voos por instrumento (IFR) em condições meteorológicas adversas, Jundiaí se firmou entre os maiores do Brasil, servindo inclusive como aeródromo alternativo para aeronaves que apoiam o Governador do Estado de São Paulo, destacou Marcel Moure, CEO da Rede VOA.

Durante a semana de 4 a 10 de novembro, o aeroporto permaneceu aberto, operando por instrumentos e servindo de alternativa para aeronaves que não puderam pousar em outros locais devido ao clima. Nessa semana, foram previstos 235 movimentos, com um pico de 51 atividades na sexta-feira, 8 de novembro.

Em 2023, Jundiaí liderou em movimentações de voos executivos no Brasil e ficou em 23º entre todos os aeroportos do país, com mais de 43 mil movimentos. Para 2024, a expectativa da Rede VOA é de um aumento em torno de 24% nessa movimentação, alcançando mais de 51 mil operações até dezembro.

Em setembro, o fluxo de ageiros transportados aumentou em todas as regiões do Brasil, exceto no Sul, em parte devido ao fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, que retomou os voos em 21 de outubro. A crescente movimentação em Jundiaí reflete a sua importância estratégica e constante evolução no cenário da aviação nacional.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias