
Em uma ação que promete complicar o final de semana de Carnaval, o sindicato Ver.di convocou nesta semana os funcionários de diversas empresas do Aeroporto de Munique para uma greve de 48 horas.
A paralisação iniciou-se à meia-noite de ontem, 27 de fevereiro, e se estenderá até as 23h59 de sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025.
A mobilização, que afeta setores essenciais da infraestrutura aeroportuária, já provocou o cancelamento de aproximadamente 80% dos voos programados. Segundo informações divulgadas pela a do aeroporto, a possibilidade de novos cancelamentos não pode ser descartada, o que pode acarretar transtornos adicionais aos ageiros.
A paralisação é entendida como uma resposta às reivindicações trabalhistas e às condições salariais, num período em que a Alemanha também a por turbulentas eleições.
A partir de Munique, existe um voo direto para o Brasil, que tem como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A rota é operada por um jato Airbus A350-900 da Lufthansa, que não decolou de volta para a Alemanha na quarta-feira, dia 26. O voo que partiria hoje (28) de Munique para a capital paulista também foi cancelado, mas o voo LH-505 que sairá de São Paulo hoje às 22h05 está mantido.